IJ: Comunicação Multimídia MODA ENREDADA: UM OLHAR SOBRE A REDE SOCIAL DE MODA LOOKBOOK.NU Elisa Vieira Fonseca (Centro Universitário Franciscano - UNIFRA); Daniela Aline Hinerasky (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS)
ResumoNo presente artigo foca-se em apresentar as novas formas de socialidade numa rede social online de moda, a rede LookBook.nu. Especificamente, o trabalho aqui explicitado realizou um mapeamento dos sites de redes sociais de moda para verificar suas dinâmicas; observou os usos e motivações dos participantes e buscou compreender como a rede LookBook.nu potencializa (ou não) relações/vínculos e/ou inspira estilos e consumo, através de entrevistas semi-estruturadas pela internet com cinco membros brasileiros. Ao evidenciar o LookBook.nu como um espaço de projeções de identidades e convergência entre pessoas com interesse em informações/imagens de moda, analisou-se seus processos desde quatro eixos: as dinâmicas de utilização; as interações entre os usuários; estratégias de uso e projeção pessoal; concepções de moda e estilo.ഀ
ഀ
Palavras-chave: Internet, Redes Sociais, Moda |