XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT05.670-1


IJ: Comunicação Multimídia

MODA ENREDADA: UM OLHAR SOBRE A REDE SOCIAL DE MODA LOOKBOOK.NU

Elisa Vieira Fonseca (Centro Universitário Franciscano - UNIFRA); Daniela Aline Hinerasky (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS)

Resumo

No presente artigo foca-se em apresentar as novas formas de socialidade numa rede social online de moda, a rede LookBook.nu. Especificamente, o trabalho aqui explicitado realizou um mapeamento dos sites de redes sociais de moda para verificar suas dinâmicas; observou os usos e motivações dos participantes e buscou compreender como a rede LookBook.nu potencializa (ou não) relações/vínculos e/ou inspira estilos e consumo, através de entrevistas semi-estruturadas pela internet com cinco membros brasileiros. Ao evidenciar o LookBook.nu como um espaço de projeções de identidades e convergência entre pessoas com interesse em informações/imagens de moda, analisou-se seus processos desde quatro eixos: as dinâmicas de utilização; as interações entre os usuários; estratégias de uso e projeção pessoal; concepções de moda e estilo.਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  Internet, Redes Sociais, Moda
਍ഀ