XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT02.679-1


IJ: Publicidade e Propaganda

A ORGANIZAÇÃO DO DISRCURSO ENQUANTO CONTRATO DE LEITURA

Fabiane da Silva Verissimo (Universidade de Cruz Alta)

Resumo

O presente estudo procura realizar uma breve análise das estratégias discursivas que são empregadas na diagramação de suportes de imprensa, no caso capas de revistas como – Cláudia, Marie Claire e Nova – que se encontram em concorrência, produzindo conteúdos cada vez mais homogêneos para público cada vez mais parecidos, com o intuito de entender as relações argumentativas entre enunciador e enunciatário, mais especificamente pela relação de contrato de leitura. O estudo do contrato de leitura, termo cunhado por Eliseo Verón, faz uma análise comparativa entre suportes de imprensa e se detém nas diferenças entre os discursos, efeitos de suas variações enunciativa.


Palavras-chave:  estratégias comunicacionais, enunciador, enunciatário
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