XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT03.813-1


IJ: Relações Públicas e Comunicação Organizacional

O DISCURSO SIMBÓLICO E CULTURAL DE ORGANIZAÇÕES ESPETACULARES਍ഀ ATRAVÉS DA SEMIÓTICA SOCIAL

Caroline Delevati Colpo (PUC/RS - Feevale)

Resumo

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Esta reflexão busca uma possível compreensão dos discursos simbólicos e da cultura das organizações através da semiótica social. A semiótica social está particularmente preocupada com a produção de significados humanos, como um fenômeno inerentemente social nos seus recursos, funções, contextos e efeitos. Tem-se como pressuposto, para esta análise, que é com base no simbolismo organizacional e na necessidade dos indivíduos se ligarem a imagens que surge as organizações espetaculares dentro de sociedades também espetacularizadas. Diante disto há uma tentativa de analisar através da semiótica social, com o uso das metafunções ideacional e interpessoal, os discursos simbólicos de organizações na possibilidade de ver a sua forma de espetacularização e produção de sentido nos seus atores sociais. Para isto utiliza-se de dois modelos de simbolismo organizacional descritos por Wood,(2001).


Palavras-chave:  discursos simbólicos e culturais, semiótica social, organizações espetaculares
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