IJ: Publicidade e Propaganda AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO DE BLUMENAU NA GESTÃO DA IDENTIDADE VISUAL DE SEUS CLIENTES Gisele Baumgarten Rosumek (Instituto Blumenauense de Ensino Superior); Hans Peder Behling (Universidade do Vale do Itajaí)
ResumoO presente trabalho teve como objetivo investigar como as agências de comunicação (publicidade e propaganda) da região de Blumenau participam da gestão da identidade visual da marca de seus clientes. Realizou-se uma pesquisa exploratória, com um estudo de campo. Verificou-se que uma identidade visual bem resolvida transmite profissionalismo para a empresa, demonstra que ela é organizada, além de transferir valores como solidez, qualidade, segurança e credibilidade, todos estes fatores que contribuem para uma boa imagem da marca no mercado. No estudo de campo percebeu-se que as agências pesquisadas estão conscientes da importância de manter a unidade visual nas aplicações da marca dos seus clientes, entretanto é necessário um maior esforço por parte das agências em instruir seus clientes nesse sentido. Palavras-chave: Gestão de Marcas, Sistemas de Identidade Visual, Manual de Identidade Visual |