XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT07.856-1


IJ: Comunicação, Espaço e Cidadania

CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES ARGENTINAS A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES MIDIÁTICAS ACERCA DA PRESIDENTE CRISTINA KIRCHNER

Tabita Strassburger (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

Resumo

O texto busca pensar a construção das Identidades Argentinas a partir das representações midiáticas acerca da presidente Cristina Fernández de Kirchner. Utiliza formações discursivas apresentadas por Zero Hora no ano de 2008, período em que setor rural e governo entraram em impasse na Argentina, devido à implantação do sistema de retenções móveis. Tomando o fato de Cristina ser a primeira mulher eleita presidente por voto direto no país e a condição de esposa de ex-presidente, importa refletir sobre suas representações perante uma conjuntura conturbada. Ainda, pensando a relevância atribuída à temática pela mídia gaúcha, observa como são construídas as Identidades Argentinas no discurso de Zero Hora. Desse modo, apreendendo noções da Análise de Discurso Francesa, procura considerar o contexto no qual os discursos se inserem e a historicidade das relações entre os dois países.


Palavras-chave:  Análise de Discurso Francesa, Cristina Kirchner, Identidades Argentinas, Representações Midiáticas, Zero Hora
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