XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ06.891-1


IJ: Interfaces Comunicacionais

A MÍDIA ENSINA “COISAS” DE MENINO E DE MENINA: UM ESTUDO SOBRE CONSUMO, GÊNERO E CULTURA INFANTIL

Jéssica Tairâne de Moraes (Universidade Feevale)

Resumo

਍ഀ

A estreita relação entre consumo, infância e gênero será o foco principal deste estudo. A pesquisa centra-se na análise de anúncios publicitários veiculados na mídia (impressa e TV) e contempla o desenvolvimento e análise de oficinas de Mídia e Educação com crianças da Educação Infantil da Rede Pública do município de Novo Hamburgo. A pesquisa discute a construção da cultura infantil na mídia e suas implicações nos processos identitários, privilegiando as contribuições de Guacira Lopes Louro e Shirley Steinberg. O estudo integra a pesquisa A criança na mídia nossa de cada dia: um estudo sobre consumo, publicidade e cultura infantil.


Palavras-chave:  Cultura Infantil, Consumo, Mídia, Gênero
਍ഀ