IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação A CRIANÇA ENTRA EM PAUTA: DISCUTINDO A CULTURA INFANTIL NAS REVISTAS Pâmela Caroline Stocker (Feevale)
ResumoO estudo centra-se na análise de anúncios publicitários e pautas jornalísticas que abordam a infância, veiculadas em quatro revistas brasileiras de informação: Veja, época, IstoÉ e CartaCapital, no período de outubro a dezembro de 2009. Tendo como referência teótica os estudos de Kellner e Fischer, foram desenvolvidas análises que colocam em relevo a relação entre pedagogia da mídia e construção da cultura infantil. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com base na abordagem técnica de um conjunto de artefatos midiáticos. Este artigo privilegiará a discussão de uma reportagem e uma propaganda de diferentes categorias de análise. Este estudo integra a pesquisa: A criança na mídia nossa de cada dia: um estudo sobre consumo, publicidade e cultura infantil.ഀ
ഀ
Palavras-chave: INFÂNCIA, CONSUMO, MÍDIA, JORNALISMO, PUBLICIDADE |