XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ08.913-1


IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

A MÚSICA COMO SERVIÇO: A DESMATERIALIZAÇÃO MUSICAL E A ACESSIBILIDADE PROPORCIONADA PELA PRÁTICA MASSIVA DO COMPARTILHAMENTO MUSICAL GRATUITO NO CIBERESPAÇO

Maiara Gomes Zaminelli (Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

Com a prática desenfreada do comartilhamento de arquivos no ciberespaço, os limites da múscia digital como produto parecem extrapolar para a finalidade de serviço. Nesse sentido a indústria fonográfica luta incansável contra o avanço desta prática, considerada ilegal, com imposições frustradas de barreiras no espaço virtual enquanto que ao mesmo tempo reconfigura seu papel na produção musical. O presente artigo vem afirmar a música digital distribuida livremente como um serviço no contexto do ciberespaço. Para tanto leva-se em consideração, o compartilhamento de arquivos sem fins comerciais, o formato intangível que a música digital apresenta e a questão da perda da "aura" da arte na reprodução massiva, afirmada por Benjamin.਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  Compartilhamento de Música, Serviço, Ciberespaço
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