IJ: Comunicação Audiovisual ESTIGMA E INCLUSÃO SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA Anamaria Teles (Universidade Regional de Blumenau)
ResumoEste artigo apresenta uma reflexão sobre uma experiência de extensão universitária interdisciplinar em comunidades periféricas de Blumenau/SC. O Projeto de Extensão Verter - Inclusão Social através da Fotografia desenvolveu oficinas de fotografia e de produção de um jornal comunitário com adolescentes da Coripós, comunidade periférica de Blumenau, proporcionando-lhes educação visual, lazer, socialização e reflexão sobre suas vidas em sociedade. Expressando-se através da fotografia, os jovens passam a compreender e também a criar expressões e códigos visuais que percorrem as nossas sociedades contemporâneas. Mas ao contrário do que verificamos em outra edição do projeto, na Coripós os adolescentes valorizam a comunidade, verbalmente e imageticamente, ignorando ou manipulando a seu favor a imagem negativa transmitida na maioria das vezes pela mídia local.
Palavras-chave: Adolescentes, Estigma, Fotografia;, Inclusão Social |