IJ: Interfaces Comunicacionais CIDADE DA PERIFERIA: LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E PEDAGOGIA Lisete Bertotto Correa (UFRGS)
Resumoഀ
Nesta investigação decola-se para sentidos irrestritos da comunicação, lato senso . Este artigo cerca o personagem conceitual do professor, partindo das noções de espírito, postas por Antonin Artaud. Pensamos a sala de aula e as várias "cidades" que lá habitam pontes de comunicações. Salientamos a exclusão branda da Cidade da Periferia, onde o audiovisual se apresenta como uma das possibilidades de criação de objetos do poder pedagógicos que não se filiam nas práticas. O Fluxo de um Professor que embora afectado não é capaz de mudar e proporcionar mudanças. Potência das máquinas educadoras que se ligam a algumas máquinas e a outras não. Esta debreagem temporal/espacial marca os enunciados de educação que as máquinas se convergem para o engessamento em seus movimentos. Palavras-chave: espírito, cidade da periferia, comunicação, máquinas educadoras, objetos pedagógicos |