XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT06.945-1


IJ: Interfaces Comunicacionais

CIDADE DA PERIFERIA: LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E PEDAGOGIA

Lisete Bertotto Correa (UFRGS)

Resumo

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Nesta investigação decola-se para sentidos irrestritos da comunicação, lato senso. Este artigo cerca o personagem conceitual do professor, partindo das noções de espírito, postas por Antonin Artaud. Pensamos a sala de aula e as várias "cidades" que lá habitam pontes de comunicações. Salientamos a exclusão branda da Cidade da Periferia, onde o audiovisual se apresenta como uma das possibilidades de criação de objetos do poder pedagógicos que não se filiam nas práticas. O Fluxo de um Professor que embora afectado não é capaz de mudar e proporcionar mudanças. Potência das máquinas educadoras que se ligam a algumas máquinas e a outras não. Esta debreagem temporal/espacial marca os enunciados de educação que as máquinas se convergem para o engessamento em seus movimentos.


Palavras-chave:  espírito, cidade da periferia, comunicação, máquinas educadoras, objetos pedagógicos
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