XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT01.981-1


IJ: Jornalismo

ESTEREÓTIPOS DO BRITPOP ATRAVÉS DOS ENQUADRAMENTOS DA REVISTA਍ഀ NEW MUSICAL EXPRESS਍ഀ

Bruna do Amaral Paulin (Pontifícia Universidade Católica do RS)

Resumo

O presente trabalho apresenta uma análise da cobertura jornalística da revista inglesa New Musical Express sobre o movimento musical British Pop durante a década de 1990. As reportagens selecionadas estão reunidas na publicação NME Originals, coletânea das matérias divulgadas pela New Musical Express entre os anos 1990 e 1998, caracterizando o período como surgimento e queda do Britpop no Reino Unido e no mundo. O objetivo deste estudo é encontrar estereótipos de personagens participantes do movimento Britpop construídos através das imagens apresentadas pelas matérias da publicação. Para a análise das reportagens e catalogação destes estereótipos, serão utilizadas as teorias de enquadramento e moldes mediáticos.਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  enquadramento, moldes mediáticos, britpop
਍ഀ