IJ: Jornalismo ESTEREÓTIPOS DO BRITPOP ATRAVÉS DOS ENQUADRAMENTOS DA REVISTAഀ
NEW MUSICAL EXPRESSഀ
Bruna do Amaral Paulin (Pontifícia Universidade Católica do RS)
ResumoO presente trabalho apresenta uma análise da cobertura jornalística da revista inglesa New Musical Express sobre o movimento musical British Pop durante a década de 1990. As reportagens selecionadas estão reunidas na publicação NME Originals, coletânea das matérias divulgadas pela New Musical Express entre os anos 1990 e 1998, caracterizando o período como surgimento e queda do Britpop no Reino Unido e no mundo. O objetivo deste estudo é encontrar estereótipos de personagens participantes do movimento Britpop construídos através das imagens apresentadas pelas matérias da publicação. Para a análise das reportagens e catalogação destes estereótipos, serão utilizadas as teorias de enquadramento e moldes mediáticos.ഀ
ഀ
Palavras-chave: enquadramento, moldes mediáticos, britpop |