XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT04.1219-1


IJ: Comunicação Audiovisual

A DANÇA COMO RECURSO DE COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL NO FILME PUBLICITÁRIO

Paulo Negri Filho (FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA)

Resumo

Quando se usa a dança com o objetivo de atingir um público que está virtualmente distante e como auxiliar de um processo comunicacional ainda maior, como a publicidade televisiva, pode-se dizer que a dança se torna duplamente comunicativa. A dança aqui é considerada mais do que uma manifestação social, é vista como fenômeno cultural e estético, que simboliza, expressa e constrói sentido através da movimentação do corpo. Para a análise do material escolhido foi construída ferramenta metodológica própria, com base na pesquisa Qualitativa. São apresentados dois filmes publicitários que utilizam a dança como ferramenta auxiliar de comunicação e feitas análises de ambas com base no referencial teórico adotado.


Palavras-chave:  publicidade televisiva, comunicação não-verbal, dança contemporânea, dança e comunicação, comunicação audiovisual
਍ഀ