XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT08.1247-1


IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

A SEMIÓTICA DOS FILMES COMO PRÁTICA EDUCATIVA

Roberta Del-vechio (Universidade Regional de Blumenau); Rafael Jose Bona (Universidade Regional de Blumenau)

Resumo

O propósito deste artigo é fazer breve estudo da Semiótica da Linha Peirceana e Saussureana e alguns seguidores das duas correntes da teoria sígnica. Este estudo foi utilizado como metodologia para uma pesquisa em comunicação e educação realizada no Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Os signos reportam a muitas situações que podem ser trabalhadas em sala de aula, como as imagens e os enredos que estão presentes na Sétima Arte. Eles podem ser enriquecedores de acordo com a sua contextualização. Por meio disso, estudou-se os signos dos filmes as possibilidades de uso na área educacional.


Palavras-chave:  Comunicação, Educação, Cinema, Semiótica, Signos
਍ഀ