XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:RP02.94-1


CATEGORIA: Pesquisa de opinião (avulso)

A COPA DO MUNDO É SEMPRE NOSSA: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DO EVENTO NA CULTURA DOS LONDRINENSES

Alana Nogueira Volpato (Universidade Estadual de Londrina ); Ana Carolina Sciena (Universidade Estadual de Londrina ); Ana Rafela Saab Bastos (Universidade Estadual de Londrina ); Thais Regina Módolo (Universidade Estadual de Londrina )

Resumo

A Copa do Mundo de futebol, um dos maiores eventos esportivos mundiais, já conquistou dimensões exorbitantes. Possui influência na economia, no comércio, no turismo e muitos outros setores. Porém, a dimensão fundamental para esta pesquisa busca analisar a influência do evento na cultura dos adultos jovens da cidade de Londrina. O estudo foi viabilizado por meio de aplicação de questionário, configurando a fase quantitativa, e análise de conteúdo, na fase qualitativa. Explorando os efeitos da Copa do Mundo em alguns aspectos da cultura, como comportamento, rotina e patriotismo, pode-se concluir que o evento possui, sobretudo, a capacidade de cultivar a identidade e o sentimento de pertença à uma comunidade nacional. Sendo assim, surge a maior demanda em torno do esporte e da representação brasileira através dele: que esse sentimento permaneça após a Copa.


Palavras-chave:  Copa do Mundo, cultura, identidade nacional, opinião pública