XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:RP05.613-1


CATEGORIA: Projeto de assessoria de comunicação governamental (avulso)

PLANO DE DIVULGAÇÃO DA MARCA-CIDADE PORTO ALEGRE

Bruna Teixeira Santos (Universidade Luterana do Brasil ); Vitória Dias da Silva (Universidade Luterana do Brasil )

Resumo

O Plano de divulgação da marca-cidade Porto Alegre foi desenvolvido na disciplina de Relações Públicas Internacionais, cujos objetivos eram o de analisar as potencialidades turísticas e econômicas da capital gaúcha a fim de propor sua marca-cidade para, após essa proposição, estudar uma cidade estrangeira com o intuito de planejar estratégias e ações para ali divulgá-la. A cidade estrangeira escolhida foi a de Viña del Mar, no Chile, em função da parceria da Ulbra com a DuocOC, instituição de ensino superior da localidade. Para as etapas de diagnóstico e planejamento, buscou-se informações reais, através de entrevista com integrantes da Secretaria de Turismo de Porto Alegre, pesquisa bibliográfica e outras fontes de consulta sobre a capital gaúcha e a cidade chilena, além de pesquisa de opinião junto aos agentes de turismo de Viña del Mar.


Palavras-chave:  relações públicas internacionais, planejamento de comunicação, marca-cidade Porto Alegre, Turismo, Ulbra