XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:PP03.891-1


CATEGORIA: Campanha publicitária (conjunto/série)

UNIVERSIDADE PÚBLICA: ORGULHA SUA COMUNIDADE, É RESPONSABILIDADE DE TODOS E ESPERA RETRIBUIÇÃO.

Guilherme Augusto Machado da Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Sul )

Resumo

A Secretaria do Patrimônio Histórico da UFRGS desenvolve o Projeto de Resgate dos Prédios Históricos da Universidade, desde 1999, com a veiculação semanal de anúncio no Caderno Cultura do jornal Zero Hora. O objetivo da publicidade é divulgar a ação e  captar doadores para as obras de restauração. Nestes onze anos da campanha, foram muitos e diversos os apelos de comunicação, sem planejamento, posicionamento, conceito e unidade. Fatalmente, a eficiência foi ficando debilitada. Junto com este fator, o número de doações ao projeto começou a cair. Em 2010, o Caixola, Clube de Criação da Fabico,  passou a atender a comunicação da SPH. O primeiro passo foi elaborar um planejamento, capaz de amparar a criação das próximas campanhas. Chegou-se ao conceito de orgulho, responsabilidade e de retribuição.


Palavras-chave:  Campanha, Histórico, Patrimônio, Planejamento