XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.16-1


DT: Publicidade e Propaganda

ANÁLISE DO ANÚNCIO DE CAPRICHO: SIMBOLOGIA E IDEOLOGIA DO CAPITALISMO NA PUBLICIDADE DA REVISTA

Maria Clara Rocha Malheiros (Universidade Estadual do Centro-Oeste )

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a imagem elaborada em um anúncio da Revista Capricho publicado na Revista Contigo, edição 1602, de vinte e dois de junho de dois mil e seis. Para isso, recorre aos estudos realizados nas áreas da Semiótica, da Linguagem publicitária e da Mídia, com o propósito de entender de que maneira o anúncio, como um todo, representa a ideologia capitalista da revista Capricho, esmiuçando seu conteúdo simbólico. Ao longo do artigo, serão discutidos os valores ideológicos presentes na publicação, e na imagem do anúncio, e sua pertinência quanto ao público leitor de Capricho.


Palavras-chave:  símbolos, publicidade, Revista Capricho, capitalismo