XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT06.86-1


DT: Interfaces Comunicacionais

O CASO VEJA NA SALA DE AULA: UM MODELO ANALÍTICO PARA O USO DA MÍDIA NA INTERFACE COMUNICAÇÃO X EDUCAÇÃO

Regiane Regina Ribeiro (Universidade Federal do Paraná )

Resumo

Esse artigo discute como uma produção midíática pode influenciar uma experiência de aprendizagem. Analisou-se a ação comunicativa como estratégia fundamental de desenvolvimento de habilidades e competências no processo educacional e verificou-se que a comunicação em sala de aula apresentava algumas características muito prejudiciais ou mesmo retardadoras para o ensino: simplificação excessiva da comunicação, ausência de elementos culturais, modelo linear e caráter mecanicista. A partir desses conceitos foi desenvolvido um modelo analítico aplicado através da analise de conteúdo ao suplemento Guia do Professor, uma mídia impressa que faz parte do Programa Veja na Sala de Aula. Os resultados obtidos não demostram apenas importantes descobertas na interface estudada, mas contribui com uma nova matriz de análise para olhar e refletir sobre os diversos usos da(s) mídia(s) na escola.


Palavras-chave:  ação comunicativa, comunicação dialógica, escola, mídia, cultura