XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.97-1


DT: Publicidade e Propaganda

O NOVO JOVEM E O VELHO RÁDIO

Rodrigo Lúcio Cardoso (Universidade Luterana do Brasil )

Resumo

Este estudo objetivou analisar a relação do público jovem, de 15 a 24 anos, classe AB, residente em Porto Alegre (RS), com o rádio na atualidade. Para melhor compreender como os jovens pesquisados se relacionam com as atuais tecnologias que "substituem", em certa medida, o rádio, foi aplicado um questionário a 349 sujeitos. Dentre as principais conclusões, destacamos que o rádio se configura como um “veículo de movimento”, sendo principalmente ouvido no carro ou no celular/mp3 player. Ressaltamos também que a pesquisa realizada demonstra que os jovens ouvem rádio atualmente, porém a relação do “novo” jovem com a música (e com o rádio, em particular) está se modificando, principalmente devido à introdução de novas tecnologias e novas mídias em nossas vidas.


Palavras-chave:  juventude, rádio, cibercultura