XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT04.101-1


DT: Comunicação Audiovisual

THE CHEMICAL BROTHERS: ESTUDO DO IMPACTO DAS RELAÇÕES ENTRE MÚSICA, VISUALIDADE E APRESENTAÇÃO AUDIOVISUAL NO CONTEXTO MERCADOLÓGICO E CONTEMPORÂNEO.

Guilherme Henrique de Oliveira Cestari (Universidade Estadual de Londrina )

Resumo

Por meio de um levantamento histórico utilizando vários tipos de fonte (sites oficiais, documentos científicos, portais de entrenimento e conteúdo produzido por fãs) sobre o grupo de música eletrônica The Chemical Brothers, foi realizada a análise do conteúdo de seus principais videoclipes, comparando o resultado com o tratamento da visualidade no material de comunicação do duo; objetivando a identificação de signos e sememas em comum durante a evolução social e midiática da cultura e do contexto no qual a arte produzida se insere, além da caracterização do público-alvo, com base nos sentimentos presentes na linguagem proposta pelos artistas.


Palavras-chave:  Música eletrônica, VJ, The Chemical Brothers