DT: Comunicação Audiovisual RADIOJORNAL LABORATÓRIO COMO FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA POR MEIO DA MEMÓRIA ORAL: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA VOZES DO RECÔNCAVO NA FORMAÇÃO CIDADÃ DE ESTUDANTES DE JORNALISMO Rachel Severo Alves Neuberger (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia )
ResumoO ensino do Radiojornalismo perpassa conhecimentos teórico-práticos e evidencia aspectos de relevância social que não são, necessariamente, fim das atividades acadêmicas, mas que complementam a formação cididã de estudantes universitários. Ao produzir programas radiofônicos laboratoriais com fontes de informações do entorno das instituições, revelam-se dados que vão além da notícia pura, pois trazem elementos da cultura da população e memórias orais que devem ser preservadas. A divulgação dos radiojornais por meio de rádios locais e regionais também ajuda a ampliar as vozes para além dos horizontes dessas localidades e garante a valorização de histórias de vida. A experiência do programa “Vozes do Recôncavo” na UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) demostra o valor do aprendizado em sua complexidade. Palavras-chave: rádio, cultura, memória, radiojornal laboratório |