XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.122-1


DT: Publicidade e Propaganda

SEMIÓTICA E CINEMA: OBRIGADO POR FUMAR

Carla Cristina Bona Josefi (Universidade Estadual do Centro-Oeste )

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal, descobrir de que forma são trabalhados os elementos do cartaz publicitário do filme Obrigado Por Fumar para que haja relação com a temática do filme, e para que se consiga o mesmo que é pretendido conseguir com o filme: enaltecer a imagem do fumante e do cigarro e fazer com que o hábito de fumar se torne algo cada vez mais comum e aceito na sociedade. A partir de estudos semióticos é possível perceber as significações presentes em um dos anúncios publicitários do filme e estabelecer a relação pretendida. Pode-se, ainda, verificar que a hipótese proposta se confirma por meio de análise e interpretação dos elementos e relação com as teorias estudadas.


Palavras-chave:  Cartaz Publicitário, Análise Semiótica, Obrigado Por Fumar