XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT04.127-1


DT: Comunicação Audiovisual

SEM MEDO DA PESQUISA EMPÍRICA. A CONSTRUÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO QUE ABRANGE A RELAÇÃO DOS OUVINTES COM O RÁDIO EM JOINVILLE (1940-1970)

Izani Pibernat Mustafá (Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville)

Resumo

O artigo é resultado das inquietações da autora em relação a construção do seu objeto de estudo para a tese de doutorado em Comunicação da PUC/RS. A pesquisa se propõe a conhecer a relação que os ouvintes mantiveram com as três primeiras rádios de Joinville – Difusora AM (1941), Colon (1958) e Cultura (1959) –, com os seus locutores, apresentadores, com os programas produzidos a partir do estúdio ou ao vivo nos auditórios e com os anúncios publicitários, compreender as relações que mantinham com esse veículo de comunicação e descrever o contexto socioeconômico, político, histórico e cultural. A metodologia aplicada será fundamentada na história oral, já que os narradores deste período (1940-1970) se apresentaram à autora quando a dissertação “Alô, alô, Joinville! Está no ar a Rádio Difusora AM. A Radiodifusão em Joinville/SC (1941-1961)” foi publicada em livro.


Palavras-chave:  Pesquisa, Empírica, Rádio, Jornalismo, História