XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.164-2


DT: Publicidade e Propaganda

O VALOR DE UM SORRISO - COMO O PODER DE COMPRA CONDICIONA A FELICIDADE NOS COMERCIAIS DA MASTERCARD

Tatiane Bernardo de Souza (Universidade Federal do Pampa )

Resumo

Este artigo tem como referência a marca de cartões de crédito MasterCard, e se propõe a analisar a relação entre os elementos discursivos da propaganda Sorriso e a campanha “Não tem preço”. Para demonstrar essa relação, será apresentada a decupagem do comercial televisivo, realizando a descrição interna através da contagem de cenas e takes; da análise do desdobramento e da descrição dos elementos significativos na propaganda; nas ações dos atores sociais envolvidos; e como estes elementos reforçam a idéia passada pela frase “Existem algumas coisas que o dinheiro não compra, para todas as outras existe o MasterCard”.


Palavras-chave:  Campanha, Comercial, MasterCard, Poder, Símbolo