XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.165-1


DT: Publicidade e Propaganda

INTERAÇÕES DA PUBLICIDADE E PROPAGANDA NO VIDEOCLIPE: O MERCHAN MUSIC EM TELEPHONE DA CANTORA LADY GAGA

Jessica Niehues (Universidade do Vale do Itajaí ); Rafael Jose Bona (Universidade do Vale do Itajaí / Universidade Regional de Blumenau)

Resumo

Este trabalho tem por objetivo estudar as interações da Publicidade e Propaganda em videoclipes. A partir disso é analisado o comportamento da cantora Lady Gaga diante das ações de merchandising em Telephone. Para isso, foi estudado o merchandising no vídeo em questão, além de breves apontamentos sobre a cantora por meio de uma pesquisa exploratória realizada por intermédio de fontes secundárias retiradas de livros, pesquisas científicas e internet. Após análise do videoclipe, pode-se observar que o merchandising, ou merchan music foi utilizado de maneira satisfatória na trama, principalmente nos momentos em que a cantora interage com os produtos, pois em todos eles há uma intertextualização entre o produto e a história vivida pela personagem.


Palavras-chave:  Publicidade e Propaganda, Videoclipes, Música, Merchan Music