XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ08.194-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

SEMIÓTICA E AMBIGUIDADE: FUNÇÕES PRÁTICAS E ESTÉTICAS DA ARTE NO CINEMA DE LENI RIEFENSTAHL

Conrado Hernandes de Oliveira (Universidade de Caxias do Sul )

Resumo

Tão logo o cinema passou a ser visto como uma ferramenta comunicacional e a ser considerado uma arte, também se percebeu seu poder de persuasão para com a massa. Uma infinidade de filmes de propaganda foram lançados, usufruindo de diversos recursos narrativos e estéticos a fim de transmitir mensagens bastante parciais a seus espectadores. Quando Leni Riefenstahl se tornou a cineasta oficial de Adolf Hitler, muitos questionaram se sua produção cinematográfica era meramente propaganda ou se possuía valor artístico. O presente artigo procura pela resposta de tal questão e, ao fazer uso das teorias da linguagem do cinema e da semiótica que explora a estética e sua significação na arte, analisa a ambiguidade presente no cinema de Riefenstahl pelo ponto de vista de sua significação estética e do inegável cunho social e partidário.


Palavras-chave:  Semiótica, Cinema, Propaganda