XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT03.233-1


DT: Relações Públicas e Comunicação Organizacional

COMUNICAÇÃO VIA MÍDIA IMPRESSA: O CASO DA UNIFRA E DO JORNAL DIÁRIO DE SANTA MARIA

Edilaine de Avila (Centro Universitário Franciscano )

Resumo

No âmbito das universidades, a comunicação tem sido empregada, tradicionalmente, na forma institucional. Contudo, este cenário está em transformação e o investimento publicitário dessas organizações está cada vez mais heterogêneo. Desta forma, este artigo investiga as publicações efetuadas pela Unifra, no jornal Diário de Santa Maria, quanto à presença de elementos que a caracterizem como institucional ou promocional. Para isso, utilizou-se uma análise em nível descritivo, através de pesquisa documental, que avaliou as inserções pagas pela instituição no ano de 2010. Assim, obtiveram-se dados que revelam as ações da Unifra ao investir em comunicação externa, identificando também os formatos escolhidos e os momentos de maior intensidade nas veiculações.


Palavras-chave:  comunicação externa, institucional, jornal, mídia impressa, promocional