XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT04.239-1


DT: Comunicação Audiovisual

ZELIG: UM RETRATO DA VIDA PÓS-MODERNA

Vinícius Soares Pinto (Pontifícia Universidade Católica do Paraná )

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o filme Zelig (1983) – do diretor norte-americano Woody Allen – como uma obra cinematográfica capaz de representar elementos da realidade pós-moderna. A pesquisa começa com a identificação dos elementos que norteiam a Pós-modernidade, como o enfraquecimento das instituições, a sensação de uma vida vazia e efêmera, as crises de identidade do indivíduo e a espetacularização da vida do mesmo. Após esta fundamentação de conceitos que norteiam o modo de vida contemporâneo, o trabalho concentra-se na análise fílmica de Zelig, a partir de uma interpretação crítica entre o argumento da obra e as características da sociedade identificadas no início do trabalho.


Palavras-chave:  cinema, pós-modernidade, Woody Allen, Zelig