XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.276-1


DT: Publicidade e Propaganda

RELAÇÕES SEMIÓTICAS NO TEXTO PUBLICITÁRIO: CASO BATOM

Letícia Ribelato Longhini (Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná )

Resumo

Os impactos tecnológicos provocam transformações nas relações dos Meios de Comunicação com o público. Daí, a importância de apreendermos as formas de como se dá essa relação de aprendizado entre a Massa e os Meios. A pesquisa analisa as relações semióticas no comercial "Compre Batom" da marca Garoto usadas na divulgação e venda do produto, refletindo como este é apresentado ao público alvo e como esses consumidores são facilmente identificados. Para desenvolver esta análise, recorre-se à Teoria dos Signos de Pierce, às características da comunicação persuasiva e aos elementos que envolvem o texto sincrético e apolíneo.


Palavras-chave:  comercial, comunicação persuasiva, publicidade, Teoria dos signos, texto publicitário