XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ05.282-1


DT: Comunicação Multimídia

UMA PAUTA EM 140 CARACTERES - O TWITTER COMO ELO ENTRE O PÚBLICO E O JORNALISTA

Lucas Padilha Gois (Universidade de Cruz Alta )

Resumo

Criado em meados de 2006, o Twitter é uma rede social desenvolvida em um formato que difere das demais: os usuários podem enviar mensagens de no máximo 140 caracteres. Mais do que uma rede social, o microblog tornou-se uma ferramenta de troca de informações. Sob este novo cenário, o presente estudo investiga a relação dos internautas com um veículo de comunicação que aderiu ao Twitter e seu poder de interferência na construção das pautas. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva realizada por meio de um estudo de caso do perfil TransitoZH, do jornal Zero Hora, que envolve principalmente um serviço de utilidade pública.


Palavras-chave:  twitter, ciberespaço, jornalismo, zero hora