XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ05.283-1


DT: Comunicação Multimídia

O MUNDO DA MODA: NOVAS PERSPECTIVAS NA CIBERCULTURA

Thais Regina Modolo (Universidade Estadual de Londrina ); Amanda Viera Favoretto (Universidade Estadual de Londrina )

Resumo

Um novo segmento que exige atenção é a internet, principalmente, as redes sociais. Nelas são abertos espaços para a comunicação de mão dupla. Para tanto, esse ambiente deve ser valorizado pelos profissionais atuantes, e também pelos comunicadores e seus públicos seguidores. Assim, esse artigo tem como foco analisar um blog de moda, uma vez que a internet traz oportunidades como: divulgação em tempo real e a abertura para discussão e interação de seu público. O objetivo é analisar a maneira como os blogs são vistos pelos internautas, o nível de aceitação e interação que estes possuem com a rede e como o profissional de Relações Públicas devem se posicionar perante este segmento. Para tal, adotamos a análise de conteúdo como método de trabalho, que analisa não só a descrição de algo, mas a crítica da mensagem e de seu significado no contexto no qual está inserida.


Palavras-chave:  cibercultura, comunicação, moda, novas tecnologias, relações públicas