DT: Publicidade e Propaganda COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA E USOS DIALETAIS: APELO MERCADOLÓGICO E DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO Fabiana Pelinson (Universidade Federal de Santa Maria)
ResumoO objetivo deste artigo é investigar as motivações que levam as empresas a utilizarem as vozes dialetais em suas peças publicitárias para divulgação de seus produtos. A metodologia baseou-se em princípios da Sociolinguística que considera toda a variedade linguística uma manifestação legítima das comunidades de fala. Os resultados indicam que o emprego das vozes dialetais carregam grande apelo mercadológico e que as empresas, em princípio, não tem a preocupação explícita se isso ajuda ou não na desconstrução do preconceito linguístico. Por isso, ao examinar o impacto das peças publicitárias, consideramos ser necessário aprofundar mais a investigação, se de fato, essas estratégias comunicacionais dialetais contribuem efetivamente para a superação do preconceito linguístico.
Palavras-chave: apelo mercadológico, peças publicitárias, preconceito linguístico, vozes dialetais |