XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ03.326-1


DT: Relações Públicas e Comunicação Organizacional

RESGATE DE MEMÓRIA ORGANIZACIONAL: UMA ABORDAGEM COMPARATIVA ENTRE CASOS DE SUCESSO

Dannyel Nakayama Izo (Universidade Estadual de Londrina ); Zilda Aparecida Freitas de Andrade (Universidade Estadual de Londrina )

Resumo

Com base no Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido em 2009, este estudo aborda os fundamentos de memória e memória organizacional, sob os aspectos de comunicação e relações públicas. Demonstra que o resgate de memória organizacional tem ganhado atenção por parte dos gestores, que procuram mostrar para seus públicos estratégicos a relevância de suas organizações frente à sociedade. Apresenta uma visão crítica a respeito da utilização da memória organizacional: muitas dessas ações não vão além das comemorativas e o potencial estratégico não é totalmente explorado. Analisa as organizações vencedoras no Prêmio Aberje , na categoria responsabilidade histórica e memória empresarial, e verifica se tais empresas estão utilizando o potencial estratégico de um resgate de memória organizacional ou se não ultrapassam a barreira do comemorativo.


Palavras-chave:  Memória organizacional, História empresarial, Responsabilidade história, Relações públicas, Comunicação