XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT02.345-1


DT: Publicidade e Propaganda

CASE COLCCI: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DA MARCA

Fernanda Sagrilo Andres (Universidade Federal de Santa Maria ); Marcela Guimarães E Silva (Universidade Federal do Pampa)

Resumo

Esse estudo consiste na análise semiótica comparativa entre anúncios publicitários da marca Colcci, atual grife de moda de luxo, veiculados em diferentes momentos da história da marca em revistas nacionais. Para tanto, adotou-se como metodologia, a pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e análise comparativa das peças públicitária da ‘Colcci no ano de 1993’ e da ‘Colcci em 2007’, com objetivo de visualizar a evolução da marca. Ao realizar a leitura pela perspectiva semiótica dos anúncios publicitários da marca Colcci, constatou-se que a publicidade da marca é enriquecida por signos selecionados para compor uma associação entre campos visuais, formado pela imagem e texto, cumprindo a missão de construir uma imagem positiva da marca a empresa.


Palavras-chave:  Anúncio publicitário, Evolução da marca, Imagem