XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ08.365-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO HGPE PROPORCIONAL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS CAMPANHAS PARA DEPUTADO FEDERAL NO PARANÁ EM 2006 E 2010

Ana Cláudia Massambani (Universidade Estadual de Ponta Grossa ); Emerson Urizzi Cervi (Universidade Estadual de Ponta Grossa )

Resumo

O texto visa analisar como se dá a distribuição de tempo destinado às mulheres candidatas à disputa proporcional (câmara dos deputados) no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) nas eleições de 2006 e 2010 no Paraná. Através de um estudo comparativo entre os dois períodos eleitorais pretende-se saber se o espaço destinado às candidatas aumentou de 2006 para 2010 e se houve diferença de tempo disponível às mulheres nas duas últimas eleições a deputado federal. Mais especificamente, procura-se saber se há diferença no uso dos recursos disponibilizados no HGPE entre homens e mulheres. O trabalho filia-se aos estudos que consideram os meios de comunicação como recursos partidários e distribuídos de maneira desigual entre os agentes políticos. Aqui, busca-se explicar possíveis desigualdades a partir do gênero do candidato.


Palavras-chave:  Eleições, HGPE, Mulheres, Paraná, Deputado federal