XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT04.401-1


DT: Comunicação Audiovisual

DESVIO, A COLISÃO CRIATIVA NA MONTAGEM. ANÁLISE DA OBRA DE DUANE MICHALS LES CHOISES SONT BIZARRES.

Marcia Aparecida Ortegosa (Universidade de São Paulo)

Resumo

Esse ensaio pretende investigar como se dá a articulação da montagem na narrativa fotográfica Les choses sont bizarres de Duane Michals. A chave de interpretação nesse estudo partiu de dois elementos: a composição “dissonante” de uma das imagens e a relação entre os planos decorrentes da construção mise in abyme (uma narrativa dentro de outra). A desordenação na cadeia fotográfica motivada tanto pelo desvio criativo da dissonância composicional, como pela potência “abismal” na geração de narrativas emolduradas promovem na montagem um curto-circuito, fazendo surgir informação nova. Do desvio tecemos uma aproximação com a teoria da montagem cinematográfica do teórico e diretor russo Sergei Mikhailovich Eisenstein, entendendo as relações processadas na montagem da narrativa Les choses sont bizarres, como organização de pensamento.


Palavras-chave:  Cinema, Desvio, Eisenstein, Fotografia, Montagem