DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação A CAPTURA DO FIEL/CONSUMIDOR: UMA ANÁLISE DOS MODOS DE ENUNCIAÇÃO DOS PRODUTOS E DISPOSITIVOS MIDIÁTICOS DAS IGREJAS UNIVERSAL DO REINO DE DEUS E INTERNACIONAL DA GRAÇA Francieli Jordão Fantoni (Universidade Federal de Santa Maria )
ResumoO artigo é
resultado da segunda etapa de investigação da pesquisa “Lógica do consumo e
igrejas neopentecostais: um estudo das estratégias de enunciação dos seus
produtos midiáticos”. A análise centra-se nos modos de enunciação das publicidades
de produtos religiosos e dos dispositivos midiáticos das igrejas Universal do
Reino de Deus e Internacional da Graça. Os
produtos ofertados pela igreja são classificados como midiáticos e religiosos,
pois há oferta de objetos religiosos e dispositivos midiáticos, como CDs, DVDs e
livros que tratam de temas como religião, família, comportamento, saúde e
finanças. Nota-se que a estratégia da Igreja da Graça é referir seus produtos
junto ao seu discurso religioso, enquanto a Universal utiliza os momentos posteriores
aos programas para enunciar possibilidades de contato com os seus fiéis.
Palavras-chave: midiatização, enunciação, publicidade, produtos religiosos |