XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ08.405-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

A CAPTURA DO FIEL/CONSUMIDOR: UMA ANÁLISE DOS MODOS DE ENUNCIAÇÃO DOS PRODUTOS E DISPOSITIVOS MIDIÁTICOS DAS IGREJAS UNIVERSAL DO REINO DE DEUS E INTERNACIONAL DA GRAÇA

Francieli Jordão Fantoni (Universidade Federal de Santa Maria )

Resumo

O artigo é resultado da segunda etapa de investigação da pesquisa “Lógica do consumo e igrejas neopentecostais: um estudo das estratégias de enunciação dos seus produtos midiáticos”. A análise centra-se nos modos de enunciação das publicidades de produtos religiosos e dos dispositivos midiáticos das igrejas Universal do Reino de Deus e Internacional da Graça. Os produtos ofertados pela igreja são classificados como midiáticos e religiosos, pois há oferta de objetos religiosos e dispositivos midiáticos, como CDs, DVDs e livros que tratam de temas como religião, família, comportamento, saúde e finanças. Nota-se que a estratégia da Igreja da Graça é referir seus produtos junto ao seu discurso religioso, enquanto a Universal utiliza os momentos posteriores aos programas para enunciar possibilidades de contato com os seus fiéis.


Palavras-chave:  midiatização, enunciação, publicidade, produtos religiosos