XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT05.413-1


DT: Comunicação Multimídia

VISIBILIDADE E REPUTAÇÃO: O USO DE UM SITE DE REDE SOCIAL COMO ESTRATÉGIA DE INCENTIVO PARA ALUNOS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA.

Adriana Tulio Baggio (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo )

Resumo

A comunicação mediada por computador e os sites de redes sociais têm articulado as relações contemporâneas, inclusive na educação. Este artigo relata a apropriação destes recursos para o incentivo à participação de alunos de Publicidade e Propaganda em uma concorrência de campanha publicitária interna. Utilizamos o site de rede social do curso para divulgar as equipes inscritas, visando aumentar a participação e a satisfação com a atividade, por meio da visibilidade e reputação. O trabalho descreve a concorrência, aborda conceitos de incentivo, motivação, visibilidade e reputação, e apresenta os resultados de pesquisa realizada com os estudantes. Ao final, verificamos se o uso do site de rede social influenciou o comportamento dos alunos, conforme a hipótese inicial.


Palavras-chave:  Publicidade e Propaganda, ensino, concorrência, sites de redes sociais, reputação