XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.467-1


DT: Publicidade e Propaganda

ÉTICA NA COMUNICAÇÃO PELO VIÉS DO PRAGMATISMO: UM ESTUDO DE CASO DA CINTA M.HOFF

Bárbara Jaqueline Borges (Universidade do Vale do Itajaí )

Resumo

O objetivo deste artigo é estabelecer relação entre os conceitos de ética do pragmatismo e da legislação buscando um conceito de certo e errado sobre a atividade publicitária. O embasamento teórico torna possível o resgate de idéias já estabelecidas pelos principais pensadores do pragmatismo. Contextualizando estes conceitos na atualidade, o trabalho apresenta critérios de verdade de acordo com a legislação publicitária. O método utilizado para as investigações foi exploratório, bibliográfico com estudo de caso. Nos desenvolvimentos teóricos, questionou-se a importância de preservar os princípios éticos na comunicação e o papel do comunicador em relação aos valores morais e das leis da sociedade.  A realização deste estudo possibilitou a análise de uma peça publicitária a partir dos conceitos de verdade do pragmatismo e da legislação publicitária.


Palavras-chave:  Ética, Pragmatismo, Verdade, Comunicação, Filosofia