XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT02.506-1


DT: Publicidade e Propaganda

ONDE BEBEM OS LEÕES: ESTUDO DE REFERÊNCIAS EM FILMES VENCEDORES DO CANNES LIONS ADVERTISING FESTIVAL

André Zambam de Mattos (Universidade Federal do Rio Grande do Sul )

Resumo

A associação inusitada de referências é o alicerce para as ideias consideradas criativas em publicidade. Assim como a arte, a moda e diversas formas de expressão criativa, as narrativas de um comercial são reuniões de memórias verbais e audiovisuais advindas de filmes, livros, músicas, obras de arte, além da própria publicidade e de ainda outras fontes. Partindo da análise de quatro filmes publicitários premiados nas últimas edições do Cannes Lions International Advertising Festival, este artigo procura desvendar algumas fontes das quais beberam os criativos em cada caso e demonstrar o ganho de significados das peças de propaganda ao aliarem referências, conceito de marca ou produto e contexto cultural do público-alvo.


Palavras-chave:  publicidade, referências, filmes publicitários, processo criativo, Cannes Lions Advertising Festival