XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.517-2


DT: Publicidade e Propaganda

O CONSUMO, A MODA E A REPRESENTAÇÃO DE IDENTIDADES: UMA ANÁLISE DA CAMPANHA AREZZO INVERNO 2011

Iuri Garcia Lopes (Universidade Federal do Pampa ); Flavi Ferreira Lisboa Filho (Universidade Federal de Santa Maria )

Resumo

O consumo e a moda correspondem estão significativamente presentes no cotidiano. A moda é alimentada e mantida pelo consumo, formando assim um ciclo, em que um depende do outro para se fazer existir. Ainda, estes dois aspectos envolvem representações e identidades. Temáticas que na contemporaneidade encontram-se cada vez mais plurais e marcam seu espaço pela diferença, ou seja, delineando um lugar de fala e de pertencimento, para a particularização da mesma. Neste estudo, considera-se a mídia, como um processo capaz de englobar as instâncias modais, identitárias e de consumo.


Palavras-chave:  moda, consumo, identidade, mídia, representação