XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ02.576-1


DT: Publicidade e Propaganda

A RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO ARGUMENTO PUBLICITÁRIO NO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Renata Druzian (Centro Universitário Franciscano )

Resumo

Os anunciantes têm utilizado a publicidade com a temática da responsabilidade social com maior freqüência, no intuito de mostrar aos seus clientes que estão preocupados com os efeitos que produzem na sociedade e no meio ambiente. Este tipo de comunicação é tradicionalmente classificada como institucional. Contudo, é possível entender este fenômeno como uma intenção da empresa em agregar valor a sua marca. Nesse sentido, a comunicação também pode ser classificada como mercadológica, pois visa sensibilizar o consumidor e gerar mais vendas. Através dos anúncios veiculados no Dia Mundial do Meio Ambiente, no jornal Correio do Povo, analisa-se o discurso publicitário de 5 empresas evidenciando-se as intenções mercadológicas implícitas nesse material.


Palavras-chave:  meio ambiente, publicidade, responsabilidade social