IJ: Interfaces Comunicacionais A RECEPÇÃO DA TELENOVELA POR JOVENS DE CLASSE ALTA: AS MEDIAÇÕES DA FAMÍLIA E DA ESCOLA Bianca Riet Villanova (Universidade Federal de Santa Maria); Juliano Florczak Almeida (Universidade Federal de Santa Maria)
ResumoO texto discorre sobre a relação entre o consumo da televisão por jovens de classe média alta e alta e as mediações da escola e da família, a fim de levantar questões sobre a leitura crítica da telenovela. Almejando combinar o modelo teórico-metodológico codificação/decodificação (Hall, 2003a) com a teoria das mediações de Martín-Barbero (2002), o artigo apresenta uma análise das representações da pobreza e da desigualdade do texto televisual, bem como das decodificações juvenis. Ao mesmo tempo, verifica-se o papel da escola e da família na conformação dessas leituras. Percebe-se que a escola tende a contribuir para a construção de uma consciência crítica, ao passo que, no ambiente familiar, o tema da pobreza e da desigualdade pouco é comentado. Dessa forma, as decodificações negociadas predominam, como indicava Hall (2003a).
Palavras-chave: Recepção; Telenovela; Juventude; Mediações; Codificação / Decodificação |