XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT02.595-1


DT: Publicidade e Propaganda

MICROBLOGGING LUXUOSO - COMO SE COMPORTAM AS MARCAS DE LUXO NO TWITTER

Alan Souza Lupatini (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ); Bianca Moura dos Reis Sittoni (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul )

Resumo

O artigo objetiva compreender o comportamento das marcas de luxo na mídia social Twitter. Para isto, foram estudadas as marcas Aston Martin, Baume & Mercier e Four Seasons em seus perfis, através de uma análise de 1251 tweets publicados pelas mesmas no período entre 26 de julho e 31 de dezembro de 2010. Este conteúdo, então, foi analisado quantitativa e qualitativamente, cruzando com algumas teorias sobre o luxo. De modo geral, as marcas de luxo demonstraram ter acordado para a “era digital”, ainda que talvez a não tenham compreendido em sua totalidade.


Palavras-chave:  luxo, marca, mídias sociais, twitter