DT: Comunicação Multimídia TV MULTIMÍDIA NA ESCOLA: UMA PESQUISA EMPÍRICA SOBRE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO Luis Otávio Dias (Universidade Federal do Paraná ); Elizandra Jackiw (Universidade Federal do Paraná )
ResumoO presente artigo tem por objetivo mostrar os desafios que envolvem o processo metodológico de pesquisa empírica, desde a escolha do campo, da definição dos critérios, das técnicas de coleta de dados, até os instrumentos de registros. A pesquisa traz dados de levantamento qualitativo sobre a utilização da TV Multimídia por professores de escolas estaduais de Curitiba. O levantamento serviu de base para dissertação, concluída em março deste ano, e está sendo trabalhado com outros olhares, em projeto ainda em andamento. Investigar a relação da nova tecnologia com o professor, aluno, cultura e escola é ponto que une os dois trabalhos de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os autores consultados são Geneviève Jacquinot-Delaunay, Rosa Maria Bueno Fischer, Dominique Wolton, Ismar de Oliveira Soares, Silvio Sánchez Gamboa, Juana María Sancho e Adilson Citelli.
Palavras-chave: pesquisa, metodologia, TV multimídia, educomunicação |