XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT02.609-1


DT: Publicidade e Propaganda

CIENCIOMETRIA DAS MONOGRAFIAS DURANTE OS VINTE ANOS DO CURSO DE PUBLICIDADE DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

Roseméri Laurindo (Universidade Regional de Blumenau ); Ticiane Elisa Mafra (Universidade Regional de Blumenau )

Resumo

O curso de Comunicação Social da Universidade Regional de Blumenau, implantado em 1991, foi o primeiro curso no estado com a habilitação em Publicidade e Propaganda. O objetivo principal da presente pesquisa foi verificar quais temas foram pesquisados nas monografias dos alunos de PP de Blumenau, ao longo de 20 anos. Como metodologia foi feito estudo das interfaces e intrafaces, que permitiu sistematizar as temáticas através de análise cienciométrica. Os resultados ofereceram indicativos sobre o conhecimento científico em Comunicação construído na universidade, a partir das áreas reconhecidas, encontrando-se as dez palavras mais presentes nos títulos e palavras-chave das monografias: Publicidade, Comunicação, Propaganda, Blumenau, Marketing, Estudo de Caso, Internet, Consumo, Merchandising, Marca.


Palavras-chave:  Blumenau, Cienciometria, Comunicação, Monografia, Publicidade