DT: Publicidade e Propaganda A DINÂMICA DOS RELACIONAMENTOS ENTRE OS INDIVÍDUOS PÓS-MODERNOS: UM ESTUDO DA COMUNIDADE DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA UNIVERSIDADE POSITIVO NO ORKUT. Lelaine Francielle Schumack (Universidade Positivo ); Sandryana Cardoso Fernandes (Universidade Positivo )
ResumoO ciberespaço, ferramenta na dinâmica dos relacionamentos pós-modernos, ampliou o potencial comunicativo das pessoas, proporcionando trocas de informações sob diversos formatos e promovendo agregações sociais. As redes criam um montante de contatos interligados por ícones, portais e websites, deixando rastros que permitem a análise dos padrões comportamentais de uma sociedade conectada. Este trabalho busca identificar as formas de utilização das redes sociais baseando-se nos membros da comunidade de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo, de Curitiba-PR, no Orkut, e discute suas variáveis por meio de pesquisas online, bibliográficas e entrevistas qualitativas. Conclui-se que as redes sociais são pouco úteis para manter interações duradouras, mas eficazes na função de conservar contatos acadêmicos e pessoais por longos períodos. Palavras-chave: pós-modernidade, ciberespaço, Internet, redes sociais, Orkut |