XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:DT07.644-1


DT: Comunicação, Espaço e Cidadania

MULHERES IDOSAS E OS SEUS USOS MIDIÁTICOS

Otavio José Klein (Universidade de Passo Fundo )

Resumo

O presente texto busca a partir de pesquisa bibliográfica sobre questões de gênero, de mídia, do conceito de habitus de Bourdieu e da teoria dos usos e gratificações, e de uma pesquisa empírica, compreender as preferências de mulheres que convivem com uma multiplicidade midiática, realidade que difere daquela de sua infância e juventude, quando eram poucas as mídias disponíveis. O texto conclui que ao mesmo tempo em que há uma adaptação destas mulheres às novas mídias, há uma forte presença do rádio e da televisão, uma fraca utilização dos impressos, porém com a possibilidade da interação a internet tende a ganhar terreno em suas vidas. O jornalismo é o gênero midiático de preferência das mulheres.


Palavras-chave:  Mulheres idosas, Mídias, Preferências, Hábitos, Usos