XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul
ResumoID:IJ06.654-1


IJ: Interfaces Comunicacionais

A CANDIDATURA DE MARINA SILVA E O USO DE WEBLOG E MICROBLOG NAS ELEIÇÕES DE 2010

Eduardo José de Godoy (Universidade Estadual de Ponta Grossa); Camila Wada Engelbrecht (Universidade Estadual de Ponta Grossa); Bruna Bronoski (Universidade Estadual de Ponta Grossa); Afonso Verner (Universidade Estadual de Ponta Grossa); Emerson Urizzi Cervi (Universidade Estadual de Ponta Grossa)

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o uso que a candidata Marina Silva (PV) fez de weblog e microblog durante a campanha política das eleições de 2010. Para tanto, avaliamos a utilização do microblog Twitter, com a conta oficial da candidatura (@silva_marina), e seu weblog (http://www.minhamarina.org.br/blog/). Seguindo um contexto do processo eleitoral de 2010, as alterações feitas pelo TSE para a propaganda política daquele ano e o uso de redes sociais em outros pleitos, verifica-se o forte emprego dessas novas mídias para caráter informativo e para angariar votos, além do aumento de comentários e seguidores nas plataformas ao longo da campanha.


Palavras-chave:  Eleições 2010; Redes sociais; Marina Silva; Weblog; Twitter