DT: Comunicação Audiovisual OS PROBLEMAS PARA A FORMULAÇÃO DE UMA TV PÚBLICA OU ESTATAL NA ESTRUTURA DA
COMUNICAÇÃO BRASILEIRA Anderson David Gomes dos Santos (Universidade Federal de Alagoas )
ResumoEste trabalho pretende realizar uma análise contextual sobre as dificuldades de formação e de desenvolvimento de uma TV de caráter público no Brasil, através da estatal TV Brasil, de maneira a entender os problemas no que tange à legislação comunicacional, em especial no que se refere ao produto do setor de audiovisual da Indústria Cultural de maior propagação na sociedade, a televisão, e suas possíveis alternativas aos modelos hegemônicos de difusão gratuita e comercial. Utilizando como base teórica a Economia Política da Comunicação, através de autores como Bolaño (1988; 2000; 2007; 2008) e Brittos (2008; 2009; 2010), analisaremos como a TV Brasil, emissora estatal em funcionamento desde 2007, acaba por enfrentar barreiras que ganham cada vez mais força na comunicação no país.
Palavras-chave: televisão, legislação comunicacional, comunicação pública, Economia Política da Comunicação, Indústria Cultural |